terça-feira, 21 de julho de 2009

Orçamento Participativo 2010-2013

Na segunda-feira (20) ocorreu a abertura da oficina de capacitação dos presidentes de bairro para a elaboração do Orçamento Participativo (2010-2013). A oficina faz parte da segunda fase dos trabalhos de elaboração do Orçamento. Os presidentes de bairro receberam instruções sobre como organizar as assembléias de bairro, em que foram discutidas as prioridades das necessidades levantadas. 

Durante dois meses, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento trabalhou com os representantes dos bairros e das quatro regionais para fazer o diagnóstico das demandas de cada região de Cuiabá. Para isso, foram realizadas 16 audiências, em que participaram mais de mil lideranças comunitárias de 130 bairros. 

Nestas audiências, foram apresentadas 785 necessidades das comunidades, além de serem eleitos quatro conselhos regionais que ficarão responsáveis por acompanhar de perto todo o processo da execução orçamentária municipal pelo qual contará com o Presidente do Real Parque Marcos Costa eleito para compor o conselho da Região Sul.

Começa agora a segunda fase do projeto, em que cada presidente de bairro terá que organizar uma assembléia na sua comunidade, para apresentar os resultados de levantamento. Os presidentes de bairros terão oito dias, a partir desta terça-feira (21-07) para promover as assembléias,  sendo que nesta terça (21) o presidente  Marcos Costa convoca todos os moradores do Real Parque para Assembléia Geral no próximo sábado (25-07) para o levantamento das prioridades do bairro.

A elaboração do Orçamento Participativo de Cuiabá (2010-2013) também contou com a colaboração da Câmara Municipal e do Ministério Público Estadual. Além do vice-prefeito Chico Galindo, também participam da reunião, o presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva e o secretário Municipal de Finanças, Guilherme Muller. A reunião foi no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com início a partir das 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário