sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nesta quinta-feira (30-07) começou o curso de Zeladoria



Nesta quinta-feira 30-07 começou o curso de Zeladoria na EMEB - Joana Dark da Silva com 30 alunos matriculados, o Presidente Marcos Costa fez a abertura do curso destacando a ótima atitude dos alunos ao iniciar este curso.

Sem dúvidas é mais um avanço no processo de profissionalização dos moradores da comunidade do Real Parque, além de alunos de outros bairros como Nova Esperança e Residencial Coxipó que também estão matriculados no curso.

Com essa iniciativa da Prefeitura Municipal na implantação de cursos como este, esperamos aumentar os níveis de emprego que tanto nos assombra em nosso país.

Além disso, temos a copa de 2014 que teremos de melhorar e ampliar o banco de profissionais qualificados para suportar o crescimento da nossa cidade.

NOSSA QUERIDA CUIABÁ



Situada no centro da América do Sul, Cuiabá está a 165m em relação ao nível do mar e ocupa uma área de 3.538,167 km². Possui a população estimada em 544.737 habitantes (IBGE/2008), já a região metropolitana (formada por Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste) conta com quase 900 mil moradores. A taxa de crescimento da capital está entre as maiores do país. A densidade demográfica é de 153,4 hab/km². 
A economia de Cuiabá se caracteriza principalmente pelo comércio e indústria, que abastece grande parte do Estado. Conhecida como Cidade Verde, a capital está localizada em uma região estratégica para o turismo. A 60 km de Chapada dos Guimarães, internacionalmente conhecida pelos paredões e Cerrado, e a 102 km de Poconé, na região do Pantanal. Cuiabá oferece aos turistas dois grandes ecossistemas do Brasil. 
Júlio Rocha


Palácio da Instrucção, sede do Conselho Estadual de Cultura

Além do eco turismo, o visitante da Copa irá vivenciar o berço da cultura mato-grossense. Nossa culinária, folguedos, festas de santo, artesanato e outras manifestações populares. Tudo isso tendo como palco nosso patrimônio urbano, o Centro Histórico de Cuiabá, tombado pelo Governo Federal. Berço da cuiabania e, por conseguinte, de todo Mato Grosso.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A COMUNIDADE SE REUNE PARA PRIORIZAR AS NECESSIDADES DO BAIRRO PARA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2010-2013







Seguindo os trabalhos do Orçamento Participativo 2010-2013, foi realizada neste sábado (25-07) na EMEB Joana Dark da Silva a Assembléia Geral onde a comunidade do Real Parque democraticamente fez o levantamento de todas as necessidades do bairro e qualificou-as prioritariamente. 
A Assembléia foi presidida pelo presidente da Associação de Moradores Marcos Costa que auxiliou e facilitou os trabalhos explicando aos moradores sobre a Lei 5.080/2008 (Orçamento Participativo) mostrando a importancia da participação popular nos processos decisivos.

Ficou decidido em Assembléia as seguintes prioridades:

1º - 19 - ruas para pavimentação asfaltica;

2º - 01 - P.S.F.;

3º - 01 - Mudança do ponto final do bairro Parque Cuiabá  para o bairro Jardim Paulicéia;

4º - 01 - Creche;

5º - 01 - Água Tratada;

6º - 01 - Praça de lazer;

7º - 01 - Quadra poliesportiva coberta na EMEB Joana Dark da Silva;

8º - 15 - Sinalização viária urbana;

9º - 01 - Posto policial;

10º - 01 - Tratamento de esgoto;

11º - 01 - Construção de pista de Caminhada ;

12º - 01 - Serviço dos Correios;

13º - 10 - Famílias em situação de risco;

14º - 01 - Centro de multiplo uso;

15º - 01 - Iluminação publica - luminárias novas.

O próximo passo é protocolizar essas necessidades junto a Secretaria Municipal de Planejamento,  Orçamento e Gestão e também no Ministério Público Estadual. 

2ª FASE DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2010-2013


No ultimo dia 20-07 foi realizada a Capacitação para as Associações de Moradores de Bairro onde estiveram presentes o presidente Marcos Costa e o vice Paulo Scherer.

Todo treinamento foi acompanhado e coordenando pelo Dr. Alexandre Guedes e a Dra. Ivete N. Barbosa ambos do Ministério Público Estadual.

Também estiveram presentes as autoridades Municipais, o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão Francisco Galindo, Secretário Municipal de Finanças Guilherme Muller e do Presidente da Camara dos Vereadores Deucimar Silva.

Começa agora uma nova fase desse processo: a fase de priorização das necessidades levantadas. As Associações de Bairro levantará as necessidades do seu bairro priorizando-as qualitativamente e quantitativamente para serem encaminhas ao legislativo municipal consumando-se a fase final do Orçamento Participativo 2010-2013.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Orçamento Participativo 2010-2013

Na segunda-feira (20) ocorreu a abertura da oficina de capacitação dos presidentes de bairro para a elaboração do Orçamento Participativo (2010-2013). A oficina faz parte da segunda fase dos trabalhos de elaboração do Orçamento. Os presidentes de bairro receberam instruções sobre como organizar as assembléias de bairro, em que foram discutidas as prioridades das necessidades levantadas. 

Durante dois meses, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento trabalhou com os representantes dos bairros e das quatro regionais para fazer o diagnóstico das demandas de cada região de Cuiabá. Para isso, foram realizadas 16 audiências, em que participaram mais de mil lideranças comunitárias de 130 bairros. 

Nestas audiências, foram apresentadas 785 necessidades das comunidades, além de serem eleitos quatro conselhos regionais que ficarão responsáveis por acompanhar de perto todo o processo da execução orçamentária municipal pelo qual contará com o Presidente do Real Parque Marcos Costa eleito para compor o conselho da Região Sul.

Começa agora a segunda fase do projeto, em que cada presidente de bairro terá que organizar uma assembléia na sua comunidade, para apresentar os resultados de levantamento. Os presidentes de bairros terão oito dias, a partir desta terça-feira (21-07) para promover as assembléias,  sendo que nesta terça (21) o presidente  Marcos Costa convoca todos os moradores do Real Parque para Assembléia Geral no próximo sábado (25-07) para o levantamento das prioridades do bairro.

A elaboração do Orçamento Participativo de Cuiabá (2010-2013) também contou com a colaboração da Câmara Municipal e do Ministério Público Estadual. Além do vice-prefeito Chico Galindo, também participam da reunião, o presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva e o secretário Municipal de Finanças, Guilherme Muller. A reunião foi no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com início a partir das 19h.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2010-2013


Foi realizado no mês de junho de 2009 os debates temáticos do Orçamento Participativo para 2010-2013, os debates foram realizados na sede da UCAM no coxipó no período de 02 a 08 de junho, o Presidente do Real Parque Marcos Costa participou de todos os debates apontando as necessidades da região sul como do bairro Real Parque, também, protocolou as necessidades da sua comunidade para serem incluídas no Orçamento 2010-2013.

Destacou Marcos Costa que essa modalidade de participação popular demorou acontecer pois a Constituição de 1988 já trazia direitos assegurados aos cidadãos, no entanto, o momento é importante, nossa cidade está organizando os trabalhos de infra-estrutura para receber uma das sub-sedes da Copa de 2014 e, todos esses eventos terão de ser melhor avaliado, principalmente pela própria população que deve fazer parte direta das decisões naquilo que pode ser melhor para sua comunidade e seu bairro.

Ao final do evento houve eleição de 09 conselheiros que acompanharão os trabalhos do Orçamento Participativo na Câmara Municipal de Cuiabá, o Presidente do Real Parque Marcos Costa com o apoio de diversos Presidentes e companheiros do Movimento Comunitário conquistou uma das vagas. Na sequência houve a eleição dos líderes de polo da Região Sul e novamente Marcos Costa teve o apoio dos Presidentes e companheiros do Movimento Comunitário sendo eleito como líder do polo II do coxipó que compreende cerca de 14 bairros.  

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Escola Estadual Modelo


Através do esforço do Deputado Estadual Carlos Brito atendendo aos apelos da comunidade do Real Parque é que está prevista a construção de uma escola-modelo no centro do bairro que contará com 12 a 16 salas de aula, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva coberta, refeitório, laboratório de informática e biblioteca, o presidente Marcos Costa destaca a importância da desta obra que implementará o desenvolvimento do bairro e atenderá crianças que já concluíram a 2ª série na Escola Municipal Joana Dark da Silva e dos bairros vizinhos como também para os alunos do segundo grau, sem dúvidas é mais um avanço para a qualidade de vida dos moradores do Real Parque e vizinhança. 

Pavimentação da Avenida Salim Felício

O bairro Real Parque ganhou mais uma obra, destaca o presidente Marcos Costa que, em 2007 através de emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Abicalil conseguiu recursos para a pavimentação da Avenida Salim Felício com extenção de 736 metros que ligará a Rodovia Palmiro Paes de Barros aos bairros Jardim Paulicéia, Real Parque e Parque Cuiabá, destaca que esta obra será de grande importância para esses bairros que terá mais comodidade e facilidade de acesso, no entanto, aguarda com grande espectativa o inicio das obras pela empresa Geosolo ganhadora da licitação em 2008.

O presidente destacou a sua luta para melhoria da comunidade e dos bairros vizinhos como o Jardim Paulicéia e Parque Cuiabá, observando suas metas no plano de ação traçado juntamente com sua Diretoria, demonstrando competência e transparência à frete dos trabalhos.

Mutirão Solidário





O presidente Marcos Costa após diversas reivindicações ao prefeito e a Secretaria Municipal de Infra-estrutura, recebeu o mutirão solidário da Prefeitura Municipal de Cuiabá que trouxe diversos serviços à comunidade do Real Parque como emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo, orientações de doenças trasnmissíveis, atividades culturais, cascalhamento e patrolamento e muito mais, avançando os trabalhos da sua diretoria em busca de melhorias para a comunidade.

O presidente destacou a importancia do evento para a comunidade que começa a ganhar espaço comunitário e pela participação do pode público para melhoria do bairro.

Atendimento do Correio

Desde 2003 pelas gestões passadas é travada uma luta para receber os serviços dos correios e, finalmente na gestão atual o presidente Marcos Costa após a Assembléia Geral realizada na Escola Municipal Joana Dark da Silva para a escolha democrática dos nomes das ruas e avenidas fez aprovar a lei municipal nº 5.135 de 19 de agosto de 2008, marcando sua gestão com eficiência.

Após a aprovação da Lei, a Secretaria Municipal de Infra-estrutura colocará as placas de sinalização com os nomes da ruas e avenidas, atendendo as exigências do Correio.

Veja a como ficou a nomeação logo abaixo:

LEI Nº 5.135 DE 19 DE AGOSTO DE 2008. 
AUTOR: VEREADOR DOMINGOS SÁVIO 
PUBLICADA NA GAZETA MUNICIPAL Nº 915 DE 05/09/2008 

ALTERA A REDAÇÃO DOS INCISOS III A XX E ACRESCENTA OS INCISOS XXI, XXII E XXIII, DO ARTIGO 1º DA LEI 4.470 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2003, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 


O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica alterada a redação dos incisos III a XX e acrescido os incisos XXI, XXII e XXIII, todos do artigo 1º da Lei 4.470 de 03 de Dezembro de 2003, passando a vigorar com a seguinte redação: 

“Art.1º... 

III - Avenida Paiaguás, limitada entre a Avenida 2 do Bairro Jardim Paulicéia e a Rua 24 do Bairro Jardim Paulicéia .“(NR)” 
IV – Avenida São Gabriel, limitada entre a Avenida 1 e a Avenida 05. (NR) 
V – Avenida das Flores, limitada entre a Avenida 5 e a Rua P . (NR) 
VI – Avenida Brasil, limitada entre a Rua A e a Avenida 2 do Bairro Jardim Paulicéia. (NR) 
VII - Avenida Rio Grande do Norte, limitada entre as Ruas A e G. (NR) 
VIII – Rua das Orquídeas, primeira Rua do Loteamento no sentido de quem vem do Bairro Parque Cuiabá. (NR) 
IX – Rua Nossa Senhora Aparecida, paralela a Rua A. (NR) 
X – Rua Bem-Te-Vi, limitada entre as Ruas I e P. (NR) 
XI – Rua Passaredo, limitada entre as Avenidas 5 e 4. (NR) 
XII – Rua Joana Dark, limitada entre a Rua M e a Avenida 4. (NR) 
XIII – Rua dos Lírios, paralela a Avenida 2. (NR) 
XIV – Rua Monte das Oliveiras, paralela a Rua F. (NR) 
XV – Rua Rubi, limitada entre a Avenida 2 e a Rua D. (NR) 
XVI – Rua das Palmeiras, limitada entre a Avenida 2 e a Rua A. (NR) 
XVII – Rua Jerusalém, limitada entre as Ruas F e G. (NR) 
XVIII – Rua das Mangueiras, limitada entre a Rua B e a Avenida 3. (NR) 
XIX – Rua Vitória, limitada entre as Avenidas 2 e a Rua D, e paralela a Rua M. (NR) 
XX – Rua dos Ipês, limitada entre as Ruas D e G. (NR) 
XXI – Rua Ebenézer, limitada entre a Avenida 2 e a Rua D, cortada pela Rua E. (AC) 
XXII – Rua da Lagoa Azul, limitada entre a Rua C e a Avenida 03. (AC) 
XXIII – Rua Beija – Flor, limitada entre as Ruas C e A. (AC)” 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Palácio Alencastro em Cuiabá – MT, 19 de agosto de 2008. 

WILSON PEREIRA DOS SANTOS 
PREFEITO MUNICIPAL 

Denunica ao Ministério Público


Após os inícios dos trabalhos da pavimentação da linha de onibus do Real Parque foram constatadas várias irregularidades na obra.

O presidente Marcos Costa, protocolou denúncia ao Ministério Público Estadual sendo distribuido para 17ª Promotoria de Justiça.

O presidente destaca algumas irregularidades denunciadas como a diminuição da largura das avenidas de 11 metros passando para 8 metros e a baixa qualidade do asfalto como se pode observar. 

Pavimentação Asfaltica na Linha de ônibus


Após diversas disputas políticas o bairro Real Parque recebeu a pavimentação asfáltica na linha de ônibus, entretanto, cerca de 300 metros que inicia no ponto final do bairro Parque Cuiabá e segue pelo Real Parque ficou fora do projeto.

O presidente Marcos Costa após diversas reuniões com autoridades reuniu com a equipe de Engenharia da Sinfra-MT onde de forma coerente conseguiu demonstrar a necessidade da pavimentação dos 300 metros que não constava no projeto, sendo contemplado pelos seus apelos, marcando o início dos avanços da sua gestão na comunidade do Real Parque.

Mãos à obra


Após à primeira Assembléia Geral realizada os presidente Marcos Costa em parceria com a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura  recebeu 150 mudas de diversas espécies de árvores onde realizou um mutirão para o plantio. 

Nova Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Real Parque


No dia 27 de maio de 2007 tomou posse na presença da UCAM a nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Real Parque, após a posse da nova Diretoria , o presidente Marcos Aurélio da Costa destacou a importância de uma associação ativa principalmente com a participação efetiva dos moradores sempre em sintonia com a busca de melhorias e parcerias para implementar as ações na comunidade.

Sua gestão será de maneira transparente e participativa, conta o presidente que já na sua posse convocou os moradores presentes na solenidade para uma Assembléia Geral para discutir as prioridades da comunidade.